A partir da próxima segunda-feira (2/5), algumas áreas do Parque Amendoeiras serão fechadas para uso público. A interdição se deve ao início das ações de requalificação desses locais. Essa etapa da revitalização do parque será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – Semad e tem previsão de duração de 45 dias. As ações têm o objetivo de oferecer mais qualidade de vida e um espaço mais seguro e agradável para o lazer e prática esportiva.
Segundo o diretor de parques de Contagem, Rafael Mendes, para segurança da população, a Semad irá fechar com tapume a área do campo, quadra de areia e playground. Além disso, acontecerá a reforma no alambrado das quadras, piso e a retirada da academia ao ar livre para manutenção. A pista de skate continuará aberta para a população.
A intervenção acontece, simultaneamente, às obras de recomposição de uma erosão – ocasionada por infiltração de água no solo e que provocou rachaduras no piso perto das salas de vidro – iniciada pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos – Semobs, em abril.
Projeto de Revitalização
As obras de revitalização do Parque Amendoeiras foram apresentadas para a população no mês de março. Com previsão de conclusão no segundo semestre deste ano, estabelece a realização das obras de contenção, sondagem e compactação do solo para garantir a estabilização do terreno, que já estão em andamento pela Semobs.
Na parte de revitalização estão previstas a recuperação dos alambrados dos campos; reforma e pintura das arquibancadas; substituição da areia existente na quadra de areia; revitalização da área do playground, com a instalação de novos brinquedos; recuperação dos aparelhos da academia ao ar livre; implantação de rampas de acessibilidade; reformas das salas de vidro; da quadra poliesportiva e dos vestiários. Após as obras de recomposição da erosão da Semobs, a Semad irá iniciar as reformas das salas, vestiários, quadra coberta e teatro de arena.